Seguidores

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Médico de Família e Comunidade

A Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade médica, reconhecida pelos orgãos oficiais, que visa a saúde de uma população específica (de uma determinada área) de forma que atenda sempre as mesmas pessoas para o melhor entendimento da situação de cada pessoa dentro de sua família. O Médico de Família e Comunidade conhece o individualismo de quem ele atende e o contexto que ele vive. Assim, o atendimento não é restrito ao consultório e a ação é mais ampla em todos os aspectos.

Esse profissional é aquele médico de antigamente que conhece a família de quem ele atende integralmente. Assim esse profissional evita que o atendimento seja rápido e sem vínculo. Essa é a razão pela qual as consultas são mais demoradas. Esse médico quer que o paciente entenda como ter uma qualidade de vida melhor para evitar doenças ou complicações das enfermidades. Desta forma, a pessoa que ele atende é menos internado e adoece com menor freqüência. Enfim, tudo isso faz com que haja menor sofrimento e mais felicidade para sua população.


Para refletir:
"Não se faz saúde só com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e sociólogos sanitaristas.
Não se faz saúde só com farmacêuticos e psicólogos.
Não se faz saúde só com nutricionistas e fonoaudiólogos.
Não se faz saúde só com auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde

A saúde se faz nos gestos, nos olhares, na felicidade e na promoção da autonomia.
Faz-se no cuidado do outro e de si.
Faz-se com a construção de novas mitologias do cuidado, que devem ocupar o lugar de antigas verdades, rígidas, e que não conseguem mais dar conta de toda a complexidade da vida e das dinâmicas sociais.Precisamos urgentemente resgatar a dimensão do sonho, da transgressão, da capacidade de ousar ir além dos cânones, de ampliá-los, de ultrapassá-los.
E este sonho há que ser coletivo, múltiplo e plural. Há que ser lúdico, como lúdico e cidadão deve ser o fazer em saúde que se quer construir.
Afinal, esta saúde de que se fala não cabe mais em palavras que não sejam poemas, e nem em gestos que não sejam dança".
Adaptação de Dra. Andréia de Andrade, baseada na obra de Buchabqui, Cappi e Petuco (2006)

6 comentários:

  1. Nunca ouvi falar desse programa até essa campanha política, sou moradora da Rua Guandu e gostaria de saber se é projeto do novo prefeito de Teresópolis?

    ResponderExcluir
  2. O termo correto é Médico de Família e Comunidade (sem o "Saúde" no meio).
    Parabéns pelo Blog.

    O Programa Saúde da Família tem 15 anos no Brasil, e apesar de municipal, é uma Estratégia de Estado, adotada pelos últimos 5 Governos Federais, que conta com quase 30.000 equipes em todo o país.

    ResponderExcluir
  3. Caro Leonardo.

    Obrigada pelo apoio e comentário.
    O objetivo do blog é o entendimento e a discussão de toda a população sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF).

    Além disso, os profissionais de saúde e o público em geral devem saber realmente o que é PSF (Programa de Saúde da Família)e quem é o Médico de Família e Comunidade.

    Todos devem saber que a Medicina de Família e Comunidade é uma espécialidade médica!!! E não apenas um médico qualquer que trabalha dentro do PSF.

    Desta forma, compreendo e agradeço o comentário para que não haja dúvidas, que infelizmente existem, inclusive entre os próprios profissionais da área de saúde.
    Dra. Andréia de Andrade - Médica de Família e Comunidade.

    ResponderExcluir
  4. Estamos muito satisfeitos em fazer parte da Equipe do PSF Pimenteiras, esperamos colaborar para levar uma melhor qualidade de vida para esta comunidade que nos foi confiada . Abraços da Sua Enfermeira da Família Berenice

    ResponderExcluir
  5. GOSTEI MUITO!!! CONTINUEM ASSIM. ABRAÇOS ALINE RAMOS(ENFERMEIRA PSF POC RJ)

    ResponderExcluir