Seguidores

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Jornada Intinerante da AMFaC-RJ na Região Serrana

A Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ) representa os Médicos de Família e Comunidade de todo o Rio de Janeiro, apesar desse profissional atuar em vários lugares, ele é mais conhecido no Brasil dentro da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que também é mais chamado de Programa de Saúde da Família (PSF). Para ficar mais próxima dos diversos municípios, nesse ano a AMFaC-RJ está promovendo ornadas Intinerantes em várias áreas, onde são discutidos temas pertinentes a Saúde da Família e conta com a presença de estudantes da graduação, residentes em Saúde da Família e profissionais envolvidos com a Saúde da Família, nõ estando restrita aos médicos.



Nesse contexto, ocorreu no início do mês de outubro, na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE), a Jornada Intinerante da AMFaC-RJ na Região Serrana, que reuniu vários representantes dessa área do Rio de Janeiro, contando com a presença de Dr. Oscarino Barreto, Dr. Daniel e diversos membros da FASE.

O tema desse encontro foi Ensino e serviço na Saúde da Família. As discussões propostas por Isabela de Petrópolis e por Dr. Daniel (Residente da UERJ em SF - R2) abordaram várias situações que verificamos também em Teresópolis em relação a inserção dos estudantes, o que contribuiu intensamente para quem vive essa questão. Precisamos de profissionais com perfil e capacitados para trabalhar com o modelo da SF, porém temos ainda poucos profissioniais adequados para uma atuação de qualidade na SF, assim precisamos ter uma nova abordagem pedagógica dos graduandos de forma que sejam formados profissionais adequados a realidade atual da Saúde. A inserção precoce é essencial. No entanto, como fazer a inserção desses estudantes?! Como inserir esses estudantes, que são passageiros do serviço, sem a redução do vínculo dos profissionais que os recebe? Qual o papel do preceptor? E o custo que esse preceptor representa? Como fazer a integração com o serviço e os usuários? Quais as dificuldades desse processo? Qual a forma de vencer as resistências? São muitas as perguntas que foram discutidas e devemos sempre reavaliar as problematizações.

Fator essencial para o funcionamento da SF é a equipe: "Se a sintonia for boa a obra de arte é muito boa". Assim, a equipe deve estar unida pela causa e tentar fazer o estudante entender que enquanto ele está no serviço, ele faz parte da equipe e deve assumir a responsabilidade do trabalho feito pela equipe em que está inserido. Ele deve estabelecer contato baseado na seriedade com a equipe, a comunidade e os serviços sociais da área para conversar sobre tudo, (Questões ambientais, principais problemas de saúde, o que cada um deseja...) que envolve a região específica.

Os profissionais das diversas aréas que atuam na SF devem aprender a deixar as contrariedades passadas de lado e pensar numa relação horizontalizada. Todos os profissioniais da equipe, inclusive os estudantes inseridos, são importantes para um trabalho de excelência!!!

Não podemos deixar de comentar os relatos emocionates de Cândido. Como ele disse, "A emoção é muito importante" para esse trabalho. Ele também citou a frase de Mao Tse-tung: "A sociedade tinha que chorar mais para ser feliz". Sem dúvida, temos muito a que aprender.

O processo de mudança é complexo, porém é possível se unirmos forças. Temos o exemplo da Espanha onde os estudantes com melhores avaliações fazem a Residência em Medicina de Família e Comunidade. E essa Residência Médica dura 4 anos. Sei que estamos falando da Europa, porém não podemos acreditar que é impossível. Se começarmos a pensar que não dará certo já perdemos a luta.

O brasileiro diz que aqui nada dá certo, porém é essa atitude passiva e pessimista que não leva ao nosso progresso. "Se temos alguém para pensar por nós, para que vamos pensar." Desta forma devemos, pensar e refletir sobre tudo e principalmente sbre as nossas ações.

A ESF tem extrema importancia política, pois diminui os elevados custos dos usuários com enfermidades caras para o sistema, reduzindo o número de hospitalizações e gastos com esses serviços. E A SF deixa a população mais sastisfeita, quando o trabalho é feito da forma mais adequada possível. E tudo isso tem extrema imortância política e econômica para o país.

2 comentários:

  1. Esse seu texto ficou excelente Andréia!!! Expressa de maneira pragmática e também poética nossa abnegação e nossos ideais. parabéns mais uma vez pelo belíssimo trabalho que vc e equipe desenvolvem. E obrigado pelas palavras. Fernando Pessoa escreveu certa vez que "...o valor das coisas não esta no tempo que elas duram mas na intensidade com que elas acontecem". Bjs a todos, Oscarino Barreto.

    ResponderExcluir
  2. Vou começar meu comentário usa a observação contida no ultimo parágrafo da apresentação da discussão: “A ESF tem extrema importância política,...”
    Não quero ser pessimista, mas quando temos que contar com os políticos para que a saúde receba a atenção devida, as chance são muito reduzidas de obter sucesso.
    Ao ler meu comentário podem pensar que estou desfocado na minha analise, porém quando falamos de ESF tudo gira em torno da política! Principalmente na nossa realidade e quando se trata de recursos humanos.
    Mais valeu uma disputa política que saúde da população!
    E usando uma citação do texto novamente “...a SF deixa a população mais satisfeita, quando o trabalho é feito da forma mais adequada...”. Nesse momento emergem as questões que foram temas da jornada itinerante da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ). Penso que só quando conseguirmos trazer para os debates os gestores conseguiremos obter propostas que se reverteram em ações concretas para atingir o maior numero de membros da população.
    Nós profissionais de saúde, que acredita ESF, estamos fazendo nosso papel social que é: não desistirmos diante das dificuldades tão apresentadas na jornada. Enquanto mantermos a fé no programa e o compromisso com as questões sociais inerente à saúde da população, o SUS não será uma utopia.

    ResponderExcluir